Instituto de Pesquisas Aliança Cavernoma Brasil
&
Laboratório de Neurociências Translacionais-LabNet- UNIRIO

No ano de 2018 iniciou-se uma estreita colaboração entre o LabNET e o Instituto de Pesquisas Aliança Cavernoma Brasil, duas entidades com diferentes Missões porém ambas voltadas à soluções para pacientes com doenças neurológicas.

A feliz coincidência de a Coordenadora do LabNet, a profa. de Neurologia Soniza Alves Leon e o Prof. de Neurocirurgia da UFRJ e Diretor do Conselho Científico do Instituto, Jorge Marcondes, já cooperarem cientificamente na área de conhecimento de neurociências levou à união de forças e Projetos graças à incorporação de equipamentos de alta complexidade em pesquisas do LabNet.

O empenho da Presidente da Aliança Cavernoma Brasil, Selva Chaves, que incorporou recursos provindos de emendas de parlamentares federais comprometidos com pesquisassem doenças raras, Senadora Mara Gabrili (PSDB-SP), Senador Romário (PL-RJ), Dep. Federal Marcelo Aro (PP-MG) e Dep. Federal Áureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), colaborou com o desenvolvimento de pesquisas na doença cavernomas cerebral no Brasil. Graças ao apoio dos parlamentares e das Instituições, projetos de relevância foram implementados e estão em andamento. A busca por medicação para a doença, com patente brasileira, sequenciamento genético de famílias portadoras de mutação nos genes causadores da doença foram projeto iniciais.

Recentemente, iniciou-se o Projeto Multicêntrico, com colaboração Nacional e Internacional, para biomarcação de hemorragia cerebral com objetivo de testar moléculas sanguíneas capazes de prever a possibilidade de um paciente desenvolver sangramento do cavernoma no futuro.
Nos primeiros dois anos de colaboração três artigos científicos foram publicados e outros estão sendo completados.

A integração entre o LabNet, o Instituto de Pesquisas Aliança Cavernoma Brasil e parlamentares brasileiros dedicados à causa de soluções em Doenças Raras, demonstram compromisso e capacitação tecnológica em igualdade com as melhores Instituições no Exterior.

A aliança entre a sociedade civil, representada pelo Instituto e pelos parlamentares e a vocação à pesquisa de qualidade, do LabNet, são claro exemplo DE UMA uma aliança com capacidade de gerar resultados inequívocos em prol das necessidades da população Brasileira.