Voluntários

SEJA VOLUNTÁRIO – A ALIANÇA CAVERNOMA BRASIL NECESSITA DA SUA AJUDA, DOE SEU TEMPO, SEU CONHECIMENTO, DOE VIDA!

O que é voluntariado

Segundo definição das Nações Unidas, "o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos."

Ao verificar as razões que movem uma pessoa ao trabalho voluntário percebe-se dois componentes fundamentais: o de cunho pessoal, a doação de tempo e esforço como resposta a uma inquietação interior que é levada à prática, e o social, a tomada de consciência dos problemas ao se enfrentar com a realidade, o que leva à luta por um ideal ou ao comprometimento com uma causa.

Generosidade, altruísmo, solidariedade são valores morais socialmente constituídos vistos como virtude do indivíduo. Do ponto de vista religioso acredita-se que a prática do bem salva a alma; numa perspectiva social e política, pressupõe-se que a prática de tais valores zelará pela manutenção da ordem social e pelo progresso do homem. A caridade (forte herança cultural e religiosa), reforçada pelo ideal, as crenças, os sistemas de valores, e o compromisso com determinadas causas são componentes vitais do engajamento.

Não se deve esquecer, contudo, o potencial transformador que essas atitudes representam para o crescimento interior do próprio indivíduo. Fonte: "Trabalho Voluntário" - Mónica Corullón

Pesquisa revela que voluntários vivem mais e melhor!
Atualmente vivemos em um mundo no qual as pessoas parece não ter tempo para nada. A correria do dia a dia nos consome e por vezes não percebemos que há muitas pessoas precisando da nossa ajuda.

Felizmente ainda existem pessoas que conseguem organizar-se de tal maneira, que apesar da correria sobra-lhes tempo para ajudar, para fazer a diferença na vida de seus semelhantes. Fazem isso sem pedir nada em troca. Fazem pelo prazer de ser útil, por amor ao próximo. Este fazer voluntário faz toda a diferença na vida das pessoas.

Allan Luks, em The Healing Power of Doing Good, descobriu que pessoas que ajudam os outros têm consistentemente melhor saúde. Oito em dez dos entrevistados afirmaram que os benefícios para a saúde retornavam quando eles se lembravam da ação feita em anos anteriores.
“Por servir aos outros, somos capazes de levar uma vida mais feliz, mais saudável e mais produtiva." -Presidente George HW Bush

Cadastro de Voluntário

Há alguma habilidade específica que você gostaria de exercer como voluntário? Deixe-nos saber. Veja algumas áreas que necessitamos de Voluntários - TRADUTOR, MÉDICO, PROMOTER DE EVENTOS, FISIOTERAPEUTA, PSICÓLOGO, DESIGN GRÁFICO, DENTRE OUTRO. Por favor não se limite a estas sugestões. Certamente encontraremos uma forma para que você seja um voluntário da Aliança Cavernoma Brasil.

10- = 9