Artigos Comentados

Revisão geral de Cavernomas

Awad IA and Polster SP.
Cavernous angiomas: Deconstructing a neurosurgical Disease.
J Neurosurg 131:1–13, 2019 DOI: 10.3171/2019.3.JNS181724. (75th anniversary JNS)

O Professor Issam Awad, da Universidade de Chicago, um dos maiores pesquisadores sobre cavernoma cerebral no mundo e conselheiro científico do Instituto Aliança Cavernoma Brasil.
Essa revisão geral sobre a doença é de excepcional qualidade na reunião do conhecimento sobre mecanismos gerais, genética, descobertas recentes, biomarcação e possíveis rotas atuais e futuras de tratamento dos cavernomas cerebrais.
Um artigo que vale à pena ler e guardar o entendimento geral da doença e referência futura.

MECANISMOS DA DOENÇA

Cerebral cavernous malformations arise from endothelial gain of MEKK3-KLF2/4 signaling.
Zinan Zhou, Alan T.Tang, Kevin J. Whithead, Issam Awad, Mark L. Khan et al.
Nature letter doi:10.1038/nature17178.( online April 2016).
Os autores usaram modelo de camundongo neonato de cavernomas demonstrando que a expressão de genes Klf2 e Kfl4 (alvos de MEKK3), assim como a atividade de Rho e ADAMTS protease, estão muito aumentados em células endotelais nas lesões.

A perda de Mekk3, Klf2 ou Klf4 pelas células endoteliais EVITAM a formação de cavernomas nos animais, revertem o aumento de atividade de Rho e resgate a mortalidade causada pela produção de lesões no modelo animal.

Consistentemente, os autores demonstraram a expressão de KLF2 e KLF4 no endotélio de lesões cavernosas em pacientes com a doença na forma isolada e familiar.
Esse estudo IDENTIFICA que o ganho de atividade de sinalização de MEKK3 e KLF2/4 funcionam como os mecanismos CAUSADORES da patogênese (causa) dos cavernomas e que podem ser alvos do desenvolvimento de novas drogas terapêuticas.

Esse artigo demonstrou a causa definitiva do mecanismo de formação dos cavernomas, ligado ao endotélio dos vasos capilares cerebrais. A importância da descoberta (e sua publicação em uma das revistas médicas mais importantes do mundo) é da possibilidade de desenvolvimento de novas drogas direcionadas diretamente contra tais mecanismos.