Artigos Comentados

O diagnóstico de uma hemorragia de Cavernoma Cerebral

Al-Shahi Salman, R., Berg, M., Morrison, L., Awad, I. & Angioma Alliance Scientific Advisory Board. Hemorrhage from cavernous malformations of the brain: definition and reporting standards. Angioma Alliance Scientific Advisory Board.
Stroke 2008; 39: 3222–3230.

Esse artigo de Al-Shahi e colaboradores, do Angioma Alliance Advisory Board, assim que foi publicado na prestigiosa revista médica STROKE, tornou-se um dos melhores instrumentos para diagnóstico de um episódio clínico de sangramento em cavernomas.

As razões da importância do artigo são bem conhecidas pelos que estudam o assunto:

1.1 Todo cavernoma tem sempre pontos brancos (representando sangue agudo) e pontos negros (sangue em forma crônica) na imagem por Ressonância Magnética. Sendo que os pontos brancos podem ser maiores ou menores, dando impressão de sangramento agudo ou recente.

1.2 Sintomas associados à cavernomas nem sempre são devido a novo sangramento. O melhor exemplo disso é uma crise convulsiva, que pode ocorrer devido a um sangramento da lesão e irritação do cérebro vizinho, mas podem também, ocorrer, simplesmente, porque resíduos de ferro (derivados do metabolismo da hemoglobina de sangramento pequeno antigo) são irritativos para o córtex cerebral e epileptogênicos. É por meio dessa associação que o sintoma mais frequente de cavernomas é uma crise convulsiva.

1.3 Os autores criaram uma escala para que as imagens de ressonância ou tomografia de crânio correspondam REALMENTE à uma hemorragia recente e não apenas à uma crise convulsiva, ou à cefaleia de outra origem, sem relação com sangramentos.

O artigo tem importância não apenas na rotina de acompanhamento clinico dos pacientes ou diagnóstico inicial de um cavernoma, mas também, em estudos epidemiológicos na uniformização da linguagem entre os estudos e maior confiabilidade nos dados sobre taxa de sangramento.