Artigos Comentados

Fatores de Risco e Cavernomas

GRAVIDEZ E CAVERNOMA CEREBRAL

Influence of Pregnancy on Hemorrhage Risk in Women With Cerebral and Spinal Cavernous Malformations.
Joseph NK, Kumar S, Brown RD, Lanzino G, Flemming KD
Stroke. 2021 Jan;52(2):434-441.


Artigo publicado pelo grupo da Mayo Clinic, sob a liderança da pesquisadora Kelly Flemming, na importante revista Stroke, investigou se gravidez aumentava o risco de hemorragia cerebral em pacientes com cavernoma cerebral. O estudo analisou prospectivamente dados de 160 mulheres que faziam parte do registro da base de dados da Instiuição. Foram estudados 365 partos em 160 mulheres que apresentavam cavernoma cerebral ou medular. Somente 4 apresentaram hemorragia enquanto grávidas e nenhuma no parto. Os resultados demonstraram que não houve aumento de risco de hemorragia durante a gravidez.
O estudo concluiu que o parto vaginal é seguro na maioria dos pacientes e, embora exista necessidade de maiores pesquisas em relação aos raros casos em que pacientes venham a ter hemorragia durante a gravidez, e diretrizes formais para tratá-las, esse estudo pode deixar as pacientes e seus médicos mais confortáveis ao planejar suas decisões.


O USO DE MEDICAÇÕES ESTROGÊNICAS E HEMORRAGIA EM CAVERNOMAS CEREBRAIS

Predictors of Initial Presentation with Hemorrhage in Patients with Cavernous
Malformations

Flemming KD, Kumar S, Brown RJ, Lanzino G.

World Neurosurg. (2020) 133:e767-e773. doi.org/10.1016/j.wneu.2019.09.161

Esse artigo é muito importante ao estudar, de forma prospectiva, a influência de
estrogênio na possibilidade de hemorragia cerebral em mulheres, em idade fértil, fenômeno percebido por décadas por pesquisadores clínicos nos pacientes por eles acompanhados.

Kelly Flemming e co-autores desse importante estudo sobre influência de fatores hormonais femininos em hemorragia de cavernomas cerebrais demonstraram
em 202 pacientes, onde 58,4% eram do sexo feminino (média idade 43+-16 anos) e importância de fatores de risco para sangramento.
Localização no tronco cerebral foi fator de risco.
* Aspirina e anti-inflamatórios não-esteróides eram fármacos mais usados nos pacientes com CCM que NÃO apresentaram hemorragia. Ou seja, não são drogas provocadoras de hemorragias nos pacientes com cavernoma cerebral.
* Em mulheres o uso de estrogênio aumentou a probabilidade de hemorragia em cavernomas cerebrais.