Artigos Comentados

Estudo com Propranolol

Um artigo publicado recentemente no Journal of Clinical Investigation examina o impacto do medicamento propranolol em modelos de peixe-zebra e camundongos de angioma cavernoso cerebral.

Ao explicar a relevância do estudo, o Dr. Issam Awad, o co-investigador do estudo declara: “O propranolol, um medicamento amplamente usado para pressão arterial e enxaqueca, há muito tempo é conhecido por ser eficaz em hemangiomas venosos cutâneo-esqueléticos pediátricos. O mecanismo de ação do propranolol nunca foi investigado em malformações cerebrovasculares, incluindo angiomas cavernosos. Equipes de Chicago, Duke, UCSD e do Barrow Neurological Institute colaboraram para mostrar um efeito atraente no Cavernoma Cerebral ”.

A equipe conseguiu demonstrar que o propranolol é eficaz na inibição do desenvolvimento de grandes angiomas cavernosos. Os camundongos tratados com propranolol desenvolveram menos lesões e as lesões que se formaram foram menores. Não houve impacto no sangramento detectado por este estudo. Por causa dos modelos de camundongos usados, o estudo não foi projetado para detectar se o medicamento afetava a progressão das lesões existentes.

A ressalva para este trabalho é que a dosagem de propranolol necessária para mostrar esse efeito foi maior do que pode ser tolerada em humanos.

O plano para avançar é testar outro beta-bloqueador, o metoprolol, em modelos de camundongos. O metoprolol (nomes comerciais Toprol e Lopressor) atua da mesma maneira que o propranolol, mas é mais bem tolerado.

O Dr. Awad compartilha uma explicação mais técnica: "Embora o mecanismo nos hemangiomas venosos seja mediado pelo enantiômero R (+) do propranolol, causando inibição de SOX18, em vez do antagonismo do receptor β1, o efeito do propranolol no CA é mediado inversamente pelo antagonismo do receptor adrenérgico β1, através do enantiômero S (-), um efeito também imitado pelo metoprolol antagonista β1 é muito melhor tolerado. Em modelos de camundongos, o propranolol inibiu principalmente o desenvolvimento de grandes cavernomas e não afetou o sangramento. Esses resultados irão obrigar os ensaios clínicos de propranolol ou mesmo o metoprolol mais bem tolerado em Cavernomas”.

Um pequeno ensaio clínico de Fase 2 do propranolol está em andamento na Itália. Os resultados deste ensaio devem estar disponíveis no início de 2022.

Li W, Shenkar R, Detter MR, Moore T, Benavides CR, Lightle R, Girard R, Hobson N, Cao Y, Li Y, Griffin E, Gallione C, Zabramski JM, Ginsberg MH, Marchuk DA, Awad IA. J Clin Invest. 10 de dezembro de 2020: 144893. doi: 10.1172 / JCI144893. Online antes da impressão. PMID: 33301422