Artigos Comentados

Alergias e Cavernomas Cerebrais

Cerebral cavernous malformations: Prevalence of cardiovascular comorbidities and allergic diseases compared to normal population.


Dammann P et al.
Eur J Neurol. 2021 Mar 19. doi: 10.1111/ene.14833. Online ahead of print.

Um grupo de pesquisas alemão buscou evidências de co-morbidades em pacientes com cavernomas cerebrais : doenças cardiovasculares e alérgicas.
Estudaram 1352 pacientes emu ma única instituição e compararam os dados que obtiveram com os da população geral, com equiparação de sexo e idade.
Os pesquisadores não encontraram evidências de maiores taxas de fatores de risco para doença cardiovascular. Entretanto encontraram maior taxa de doença alérgica do que na população geral alemã ( 30% x 20%). E a observação foi d eque CCM esporádicos tinham ainda maior tendência à alergias.
Como a reação alérgica é uma resposta imune e existe robusta literatura de pesquisas indicando que reposta imune tem papel na doença cavernoma cerebral, esse resultado de maior prevalência de doenças alérgicas nos pacientes com CCM pode estar ligado à maior suporte para a hipótese de que a imunidade dos pacientes está relacinad aao desenvolvimento e agressividade da doença.