Atualidades

Visita do Prof. Issam AWAD aos Centros de Pesquisas no Brasil do Projeto Biomarcação de Hemorragias em Cavernomas Cerebrais


Nos dias 26 e 27 de maio a maior autoridade mundial em Cavernomas Cerebrais, o Prof. Issam AWAD, da Universidade de Chicago, estará no Rio de Janeiro para visita ao LabNet onde serão feitos os testes plasmáticos para o Projeto de Biomarcação de Hemorragia Cerebral em pacientes com cavernomas.

O Projeto encontra-se em andamento desde 2021 e a coleta de plasma de pacientes com cavernoma cerebral tem sido feita em nove instituições americanas e cinco brasileiras após aprovação de Comitê de Ética dos Centros de Pesquisa de Neurocirurgia da Santa Casa de Belo Horizonte e do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, coordenados respectivamente pelos pesquisadores Dr. Marcos Dellaretti e Dr. Jorge Marcondes.  

Participam ainda do Projeto o Instituto D’Or e a Neurocirurgia do Hospital Universitário da UERJ, sob coordenação do Dr. Alexandre Cunha.

A visita do prof. Awad tem grande importância pois virá acompanhado por pesquisadores da Universidade de Chicago para verificar detalhes técnicos que confirmarão a excelência dos testes comparável aos feitos nos EUA. Essa avaliação permitirá a validação dos resultados para brasileiros e americanos e conclusões baseadas em populações distintas.

O Prof. Awad terá encontro com os pesquisadores no dia 27 para discutir futuro de pesquisas sobre a doença e detalhes sobre Ensaios Clínicos atuais com remédios para tratamento da doença.

Ao final da visita o Prof Awad fará conferência sobre Neurociência Atual e Perspectivas Futuras.

O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Social Aliança Cavernoma Brasil, que tem como missão principal trazer informação aos pacientes e o apoio a estudos e pesquisas  orgulha-se em colaborar para a vinda do maior pesquisador da doença no mundo assim como a conquista de recursos para execução no Brasil do projeto de biomarcação em hemorragias.