Atualidades

O pesquisador Prof Carlos Manssour nos deixou mas sua pesquisa de Novo Fármaco continuará. Precisamos de recursos. Ajude-nos com qualquer quantia.

 

Dr Manssour esteve presente desde 2014 quando Aliança Cavernoma estava em sua fase embrionária.

Em 2018 deu o primeiro passo rumo ao Projeto de construção de fármacos para o tratamento de cavernomas cerebrais. Sempre demonstrou entusiasmo e vontade de ajudar na busca do tratamento medicamentoso para a doença cavernoma cerebral. Soube que os cavernomas cerebrais são malformações vasculares no cérebro que podiam causar hemorragias, epilepsia e problemas neurológicos graves. E que o que mais estudava na vida, a via RhoA/ROCK, se inibida, poderia ser a resposta para os pacientes.

Após o sucesso da primeira fase da pesquisa que resultou em duas patentes nacionais, estava testando novos fármacos, mais específicos, e planejando comigo como criaríamos as condições na UFRJ para a criação de modelos transgênicos de animais (geneticamente modificados para desenvolverem doenças humanas).

Com sua morte precoce no auge de nossa busca de recursos para enfim darmos sequência com a pesquisa, ele nos deixou repentinamente.

 Felizmente encontramos seu colega e amigo, o prof. Pedro de Sena Murteira Pinheiro, mestre e doutor sob supervisão do prof. Mansour, que o enviou a Universidade de Bolonha e que, para a nossa alegria, soubemos que trabalhava junto ao Prof. Mansour no LASSBIO (Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas), no Instituto de Ciências Biomédicas, da UFRJ, exatamente no segmento da nossa pesquisa de síntese de substâncias inibidoras da via RhoA/RCKO I e II.

A colaboração entre o Prof. Pedro Pinheiro e o Prof.Carlos Alberto Manssour Fraga representa um avanço significativo na busca por novos inibidores da enzima Rho-quinase (ROCK) para o tratamento de cavernomas cerebrais.

O Prof. Pedro Pinheiro, com sua experiência e planejamento de novos candidatos a fármacos, está pronto para averiguar a maior especificidade das novas moléculas inibidoras de ROCK I e II, sendo que essa nova etapa envolve a aplicação de técnicas avançadas de química ebiologia computacional, testes biológicos para otimizardorgas promissoras.

O objetivo desta pesquisa é desenvolver tratamentos que possam reduzir a formação e os efeitos dos cavernomas cerebrais, oferecendo novas esperanças para pacientes que sofrem desta condição debilitante.

Estaremos prontos para unir a busca de novos compostos e a formação de animais transgênicos, por meio de Cooperação Internacional, que promoverá não apenas conhecimento científico e domínio de novas tecnologias, mas também grande benefício para comunidade de pacientes ansiosos por uma terapia inovadora.

Desta forma daremos sequência ao maior sonho do Dr Mansour, encontrar uma droga para cura do Cavernoma Cerebral.

 

 

DOAÇÕES

CNPJ. 20.693.196/0001 54

Banco 748 - SICREDI

AGÊNCIA: 3953

CONTA: 38631-6

 

CHAVE PIX

20.693.196/0001 54