Atualidades

Notícias do 10º Encontro Anual da Angioma Alliance

Nos dias 06 e 07 de Novembro de 2014 realizou-se, em Bethesda, nos Estados Unidos , o 10º Encontro Anual da Organização Angiomaalliance.

O Conselheiro Científico da Aliança Cavernoma Brasil, Dr. Jorge Marcondes esteve presente no evento e traz informações do que aconteceu.

Issam Awad e Connie Lee, Fundadores da Organização Angiomaalliance, juntamente com Amy Akers e o Neurocientista Douglas Marchuk, são responsáveis por avanços nas pesquisas mais importantes nos últimos 10 anos em cavernomas cerebrais. São também os responsáveis por estarmos muito perto de tratamento com remédios com o apoio do National Institutes of Health - NIH, o maior Instituto de apoio governamental à Pesquisa do mundo.

Durante o Simpósio a Dra. Leslie Morrison, neurologista e pesquisadora da Universidade do Novo México, e também uma das diretoras do board da Angiomaalliance, informou sobre início de seu estudo de uso de sinvastatina (uma das drogas usadas em tratamento de alta do colesterol no sangue) no tratamento de cavernomas cerebrais naqueles pacientes com lesões especialmente agressivas, com o apoio do NIH. Será um estudo pequeno, tentando verificar se existe eficácia e, ao mesmo tempo, tolerância a efeitos colaterais.

Durante o evento houve um painel de discussões de alto nível sobre ensaios clínicos (estudos que envolvem tratamento de pacientes) envolvendo representantes do N.I.H., do Food and Drug Administration (FDA), da indústria farmacêutica e de pesquisa universitária, procurando formas de buscar apoio para futuros ensaios clínicos para tratamento de cavernomas cerebrais.

O Diretor Geral do N.I.H., Dr. Frank Collins, esteve presente e elogiou os avanços conseguidos, via Angiomaalliance, nas pesquisas sobre malformações cavernosas cerebrais e disse que iniciativas como essas são poderosas ferramentas junto à governos e sociedades para auxiliar no combate à doenças com pouca visibilidade. Citou que existem mais de 1500 doenças negligenciadas buscando apoio dele no N.I.H. mas menos de 500 estão no estágio avançado de conhecimento como o que foi conseguido em Malformação Cavernosa Cerebral e prometeu apoio.

 
NOTÍCIAS DO 10º Simpósio Científico Sobre Malformação Cavernosa Cerebral - CCM


Dr.FranciscoCollins Recentemente, nos dias 6 e 7 de Novembro de 2014, no 10º Simpósio Científico sobre Cavernomas da Angiomaalliance, estudantes de medicina, professores, pesquisadores, doutorandos e residentes médicos fizeram 22 apresentações, sendo algumas de pesquisas inteiramente novas e ainda não publicadas.

Celebrando o 10º Aniversário da Angiomaalliance compareceu o Diretor Geral do National Institutes of Health - N.I.H, o Dr. Francis Collins. O N.I.H é a Agência Americana que financia as maiores pesquisas nos Estados Unidos na área médica.

Em sua palestra o Dr. Collins advertiu sobre os tempos econômicos atuais em relação às pesquisas e encorajou-os às parcerias criativas e que ele estava “cautelosamente otimista” de que esse seria o século da biologia e da integração pesquisador-paciente para ajudar na conscientização da sociedade no apoio às pesquisas médicas.

A visita de alguém tão ilustre como Dr. Collins no evento é uma indicação de que estamos no ponto da virada: Malformação Cavernosa Cerebral – CCM é uma doença saindo da posição incógnita da pesquisa básica para o palco central de uma doença com esperança real de um tratamento efetivo.

A Angiomaalliance e seus Simpósios Científicos tiveram papel central nesse progresso.