Atualidades

Departamento de Pesquisa da URFJ DPq recebe fundadora da organização Angioma Alliance

Presidente da Angioma Alliance, Connie Lee, atende convite e vem ao Brasil proferir palestra.Dpq 01

A Divisão de Pesquisa (DPq) reuniu, no dia 26 de novembro, pesquisadores do HUCFF e do Centro de Ciências da Saúde (CCS) para a palestra "Como promover colaboração básico-clínica para a cura de uma doença", no auditório Halley Pacheco. O simpósio teve a participação da Professora Connie Lee, fundadora da organização norte-americana Angioma Alliance, que explicou a trajetória da instituição e como, através de uma rede de colaboradores de diferentes áreas, avançou no tratamento da doença.

A Angioma Alliance se dedica ao estudo do cavernoma, uma mal formação cerebral que apesar da possibilidade de gerar epilepsia ou sangramento, pode não causar nenhum dano à vida do paciente. A motivação da professora Connie Lee para a criação do grupo foi sua própria filha, portadora da doença e a vinda ao HUCFF deve-se a participação do professor Jorge Marcondes nos estudos multicêntricos que investigam a evolução da doença, as características genéticas e os possíveis alvos para tratamento. No Brasil, a Aliança Cavernoma foi fundada igualmente pela mãe de uma paciente e vem obtendo parcerias importantes na busca de recursos para pesquisa. A página da Aliança Cavernoma Brasil é http://www.cavernoma.org.br/.

"A estratégia usada pela professora Connie Lee contribui para o avanço do tratamento de qualquer tipo de doença. Ela uniu pesquisadores, pacientes e seus familiares, governo e a indústria farmacêutica", explica a diretora da DPq, professora Soniza Alves Leon.

O professor Jorge Marcondes completa o raciocínio exemplificando o ganho com a parceria farmacêutica: "houve o desenvolvimento de três novas drogas para o combate ao cavernoma. Um paradigma no tratamento da doença, já que até então ela tinha indicativo cirúrgico. Esse tipo de iniciativa ainda é muito pouco comum no Brasil, mas pode trazer ganhos significativos aos estudos de diversas doenças", finalizam.

Fonte: <http://www.hucff.ufrj.br/noticias/destaque/1049-dpq-recebe-fundadora-da-organizacao-angioma-alliance> acessado em 08/12/2015

Dpq 02Prof. Dr. Jorge Marcondes, Connie Lee e Profª. Dra. Soniza Leon

 

ALIANÇA CAVERNOMA BRASIL – ACBra
www.cavernoma.org.br