Atualidades

CARTA DE AGRADECIMENTO À CASA HUNTER

O poeta árabe, Omayy al- Andalusi, no século XI, escreveu:
"Se eu sou feito de argila, a terra inteira é o meu país. E todas as criaturas são meus parentes".
Nós, que convivemos com doenças raras, somos ainda mais parentes, somos irmãos em uma da grande família rara.
A Aliança Cavernoma Brasil agradece ao Sr. Antoine Daher, Presidente da Casa Hunter, pela doação para a conclusão de importante pesquisa de um biomarcador para Cavernoma Cerebral.

A Vitamina D é conhecida por ter um papel importante na modulação de inflamação no corpo humano.
Existem dezenas de artigos bem feitos, e publicados em revistas cientificas de alto impacto, que mostram que a maior causa da agressividade clínica em cavernoma cerebral (como hemorragias que levam a deficiências neurológicas) é a desregulação do sistema imune e inflamatório. O prof Issam Awad, Chefe de Neurocirurgia da Universidade de Chicago, maior pesquisador do mundo em cavernomas cerebrais e conselheiro científico da Aliança cavernoma Brasil, publicou em 2016 um artigo demonstrando que níveis sanguíneos de Vitamina D refletiam a agressividade nos seus pacientes, e que aqueles com vitamina D mais baixa tinham doença mais agressiva (Awad IA. Peripheral plasma vitamin D and non-HDL cholesterol reflect the severity of cerebral cavernous malformation disease. Biomarkers in Medicine.2016;10(3):255-64. doi: 10.2217/bmm.15.118).
No laboratório de neurociências translacionais (LabNet) foi detectado, ao sequenciar dezenas de variantes genéticas do receptor da Vitamina D que uma delas apresentava forte associação com agressividade de doença. Os indivíduos que têm essa variante sofrem maior influência de Vitamina D baixa, e consequentemente uma resposta exacerbada do sistema imune contra cavernoma cerebral.
Deixamos aqui nosso mais sincero agradecimento à Casa Hunter e esperamos publicar em breve, essa notícia em uma revista de alto impacto para que todos os pacientes com cavernoma cerebral possam ter acesso a um biomarcador da doença, descoberto por pesquisadores brasileiros graças a esse apoio.

Selva Chaves M. de Souza
Presidente Fundadora da Aliança Cavernoma Brasil