Atualidades

BIOMARCADORES DE COMPORTAMENTO DE CAVERNOMAS CEREBRAIS

Os biomarcadores biológicos são substâncias encontradas no sangue, genes modificados ou até exames que são usados para prever comportamento do nosso corpo, de doenças já conhecidas ou até mesmo resposta a tratamentos. Os biomarcadores são um dos mais importantes focos de pesquisa em saúde humana pois podem revelar o caminho que uma doença pode tomar antes que o evento aconteça.

Um exemplo conhecido é o biomarcador BRCA, que aponta para a tendência ao desenvolvimento de câncer de mama e pode ser usado para tomada de decisões, como no caso da conhecida atriz Angelina Joly.

Recente artigo cientifico do Prof. Issam Awad, da Universidade de Chicago, demonstrou que a verificação de 4 biomarcadores sanguíneos (CD 14, IL-6, IL-1B e ROBO4), envolvidos na inflamação e no controle da produção de novos vasos sanguíneos, pode levar à previsão de quais pacientes têm cavernomas que podem ser agressivos (sangramento, epilepsia, crescimento) e os que são indolentes ou até permanecer sem causar sintomas.

No Programa de Cavernoma Cerebral da UFRJ, o conselheiro científico da Aliança Cavernoma Brasil, Prof. Jorge Marcondes, está coletando amostra sanguínea de pacientes com cavernoma cerebral, em uma pesquisa que pode validar essa importante descoberta científica nos brasileiros.

Até o momento foram colhidas amostras de 74 pacientes, o que ainda é insuficiente para uma resposta com rigor cientifico, embora todos venham a receber seus resultados individuais e sua probabilidade de evolução de acordo com a publicação do Prof. Awad.

A Aliança cavernoma convida todos os portadores de cavernoma cerebral, que não tenham a chance de realizar o teste junto ao seu atendimento médico atual e que queriam fazer essa avaliação, a manifestarem o desejo via o email contato@cavernoma.org.br e esse contato será compartilhado com a equipe do Prof. Dr. Jorge Marcondes que fará o agendamento da visita para a coleta.

Os pacientes podem também registra-se no site da Aliança Cavernoma (http://cavernoma.org.br/portador-cavernoma/inscrever)