O anúncio da Fase II do primeiro ensaio clínico com remédio, feito pela indústria farmacêutica, para tratamento de cavernomas cerebrais foi feito pela empresa Recursion Pharmaceutics.
Trata-se do REC-994, que passou pela fase I e foi aprovado para dar continuidade ao programa do ensaio. Como dito por Connie Lee, CEO da Angioma Alliance,”um dia especialmente emocionante para a comunidade mundial envolvida em apoio e tratamento de cavernoma cerebral.”
SALT LAKE CITY, 18 de março de 2022.
A empresa Recursion Pharmaceutics anuncia a admissão de seu primeiro paciente com cavernoma cerebral na Fase II do Projeto SYCAMORE, um ensaio clínico para avaliar a droga oral REC-994 no tratamento de cavernoma cerebral.
Cavernoma cerebral é uma importante doença neurovascular, com aproximadamente 360.000 pacientes sintomáticos nos EUA e na Europa.
O CEO e Co-Fundador da Empresa, Chris Gibson, declarou que “um grande dia para a Recursion e os pacientes com cavernoma, enquanto iniciamos a fase de eficácia do remédio. Tive oportunidade e de conhecer muitos pacientes com cavernoma cerebral. A doença afeta centenas de milhares de pessoas no mundo e, muitas vezes, gerações dentro da mesma família.”
“As famílias que acompanham a Angioma Alliance aguardam há muito tempo pela oportunidade de participar desse primeiro ensaio clínico organizado pela indústria para tratamento de malformações cavernosas cerebrais”, disse a Presidente e CEO da Angioma Alliance, Connie Lee. “O estudo SYCAMORE representa um passo para uma nova Era. A que nossos pacientes e suas famílias enfrentarão menos cirurgias cerebrais e menos incapacidades”.
O Estudo Fase II é desenhado como um estudo multicêntrico, randomizado, controlado por placebo para investigar a segurança, eficácia e farmacocinética de REC-994. É esperado, nessa Fase, a admissão de aproximadamente 60 indivíduos.
SOBRE O REC-994
REC-994 é um medicamento oral, da classe dos “limpadores” de moléculas super-oxidantes que foi estudado em testes laboratoriais e em animais, no qual demonstrou eficácia em combater stress oxidativo e bloqueio na produção de lesões cavernosas cerebrais. Em sua Fase I, com escalada de dose em voluntários sadios demonstrou tolerabilidade e ser aceitável para uso crônico.
REC-994 recebeu autorização para ser designado Droga Orfã para tratamento de cavernoma cerebral pela FDA dos EUA (Clinicaltrials.govNCT 05085561) e pela Comissão Européia.
O tratamento não-farmacológico de cavernomas cerebrais incluem ressecção microcirúrgica e radiocirurgia, embora nem todos os pacientes ou lesões devam ou possam ser tratadas por tais métodos. Além disso, ressangramento e outros efeitos colaterais limitam efetividade dessas intervenções.
Atualmente não existe nenhum tratamento farmacológico aprovado que possa afetar o crescimento ou a tendência a sangramento em cavernomas cerebrais.