Pesquisa inédita para teste de uma nova droga para tratamento de Cavernoma Cerebral
Em outubro de 2016 a Presidente da Aliança Cavernoma Brasil - ACBra, cumprindo com a finalidade de buscar verba para apoiar estudos e pesquisas sobre Malformação Cavernosa Cerebral (MCC), procurou a Deputada Mara Gabrilli com o intuito de apresentar Projeto de Pesquisa inédito no Brasil, coordenado pelo prof. jorge Marcondes do Programa de Pesquisas de Cavernoma Cerebral da UFRJ. O projeto será desenvolvido para testes de uma nova droga para tratamento de cavernoma cerebral, a ser realizado por meio de colaboração cientifica entre o Laboratório da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, LabAngio, da Profa. Verônica MOrandi e o Laboratório LASSBIO, do Instituto de Farmacologia da UFRJ coordenado pelo Prof. Carlos Mansour.
Após o encontro o assessor da Deputada, o Sr. Lennon Custódio, comunicou à presidente da ACBra, que a Deputada Mara Gabrilli havia destinado o valor de R$240.000,00 (duzentos e quarenta mil Reais) para custear o projeto.
Foram meses de trabalho e dedicação para que todas as exigências fossem cumpridas. Em Dezembro de 2017 foi finalizado o processo e concretizado o empenhado dos recursos para início dos testes.
Desenvolver drogas inéditas é um longo e difícil caminho mas “um sonho sonhado por muitos é o início da realidade”.
A Aliança Cavernoma Brasil, pesquisadores da UFRJ e UERJ, pacientes e familiares de pessoas com cavernoma, agradecem a todos que direta ou indiretamente contribuíram para cumprimento das exigências e liberação do orçamento.
Reiteramos aqui nosso agradecimento especial à DEPUTADA MARA GABRILLI que fez muito mais do que liberar verba para uma pesquisa, seu gesto poderá mudar o curso de vidas das pessoas que hoje convivem com uma doença ainda sem tratamento medicamentos.
Da esquerda para direita (Selva Chaves, Lennon Custódio, Vitor, DraSoniza Leon e ao centro Deputada Mara Gabrilli)