Atualidades

A DEDICAÇÃO À PESQUISA PELOS PACIENTES COM CAVERNOMA CEREBRAL

A DEDICAÇÃO À PESQUISA PELOS PACIENTES COM CAVERNOMA CEREBRAL

Nosso agradecimento à equipe da Profa. Cleonice Alves Melo Bento que, durante o último fim de semana, dedicou-se a analisar de linfócitos de pacientes com cavernoma cerebral.

Estudos recentes demonstraram a importância de fatores relacionados à inflamação e sistema imunológico e o comportamento de cavernomas cerebrais.

Biomarcadores recentes foram publicados mostrando essa correlação da doença e inflamação mas também são conhecidas as diferenças biológicas entre as populações.

As fotos mostram a profa. Profa. Cleonice Alves Melo Bento, imunologista e Chefe do Laboratório de Imunopatologia e Imunofisiologia dos Linfócitos T (LIILT), do Instituto Biomédico da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), e seus alunos, analisando os linfócitos de pacientes brasileiros, portadores de cavernomas cerebrais.
A pesquisa busca comparar o comportamento dessas células em pacientes brasileiros sem sintomas com os que apresentam hemorragia ou crises convulsivas.

A pesquisa é inédita e conta com o apoio da Aliança Cavernoma Brasil e recursos de emenda parlamentar do Senador Romário Faria.