Conselho Científico

DR. JORGE MARCONDES  Diretor do Conselho Científico do Instituto

DR. JORGE MARCONDES Diretor do Conselho Científico do Instituto

É Professor Adjunto de Neurocirurgia e responsável pelo Setor Neurovascular do Serviço de Neurocirurgia da UFRJ, além de Coordenador Adjunto do Programa de Epilepsias do HUCFF/UFRJ, com grande experiência no tratamento e pesquisa em cavernomas do sistema nervoso central.

Fellow pela Universidade de Chicago e Doutorado em Angiogênese pela UFRJ, mantendo pesquisas em malformação cavernosa desde 1997, onde iniciou acompanhamento sistemático de pacientes e familiasportadoras de cavernomas.

Publicou vários artigos científicos dedicados ao assunto e defendeu, em colaboração com Prof. Emerson Gasparetto, a técnica de SWI em ressonância como sendo a ideal para o diagnóstico de cavernomas múltiplos e de anomalias venosas do desenvolvimento, por sua capacidade extraordinária de detectar depósito de hemossiderina e de estudo das veias cerebrais.

Conselheiro Científico e Associado Fundador da Aliança Cavernoma Brasil.
DR. ISSAM AWAD

DR. ISSAM AWAD

Awad, MD, MSc, FACS é Professor de Neurocirurgia John Harper Seeley e diretor de Cirurgia Neurovascularna University of Chigaco.

Foi Diretor da Seção Cerebrovascular da Associação Americana de Cirurgiões Neurológicos e do Congresso de Cirurgiões Neurológicos.
Dr. Awad é uma referência na pesquisa sobre Angioma Cavernoso.
Como Diretor-fundador do Comitê Científico da Angioma Alliance, Dr. Awad contribui com sua experiência e direcionamento para, efetivamente, facilitar e aprimorar estudos e conhecimentos científicos em Malformação Cavernosa Cerebral.

Conselheiro Científico - Associado Pesquisador.
DRA. SONIZA ALVES LEON

DRA. SONIZA ALVES LEON

É Professora Associada de Neurologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Pesquisadora CNPq e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Neurologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
 
É docente Colaboradora do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e, atualmente, Membro do Comitê Ad-Hoc CNPq e FAPERJ.
 
Professora convidada do Serviço de Epilepsias do Hospital Sainte-Anne, da Universidade de Paris V, em 2004 e 2006, e atual coordenadora do Programa de Epilepsias do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da UFRJ, onde é responsável pelo tratamento dos pacientes com cavernomas portadores de crises convulsivas.
 
Conselheira Cientifica - Associada Fundadora da Aliança Cavernoma Brasil.
DR. EMERSON GASPARETTO

DR. EMERSON GASPARETTO

Professor Adjunto do Departamento de Radiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenador do Setor de Ressonância Magnética do HUCFF-UFRJ e do Laboratório de Processamento de Imagens (LAPI), do Programa de Pós-Graduação em Medicina (Radiologia).
Com vasta experiência em neuroradiologia, principalmente, em técnicas avançadas de ressonância magnética (DWI, DTI, MRS, SWI, fMRI).
 
Defendeu, pioneiramente, o uso da técnica de SWI como um dos padrões-ouro no diagnóstico e detecção de cavernomas do sistema nervoso central e atua em projetos de pesquisa em neuroimagens para malformações cavernosa.
 
Conselheiro Cientifico - Associado Fundador da Aliança Cavernoma Brasil.
DR. PAULO ROBERTO VALLE BAHIA

DR. PAULO ROBERTO VALLE BAHIA

Professor Adjunto do Departamento de Radiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Coordenador de Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética do Grupo Labs/Fleury no Rio de Janeiro.

Faz parte do Grupo de Pesquisas em Cavernomas Cerebrais da UFRJ e atualmente analisa exames de imagens dos pacientes da coorte de Cavernomas do Hospital Clementino Fraga Filho.
 
É o principal avaliador de imagens do Estudo de Biomarcação de Hemorragia em Cavernomas Cerebrais.

Atualmente participa do desenho de projeto de avaliação de permeabilidade vascular cerebral em pacientes com a doença na forma familiar.
DR. FLÁVIO SAMPAIO DOMINGUES

DR. FLÁVIO SAMPAIO DOMINGUES

Neurocirurgião, Staff do Serviço de Neurocirurgia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho - UFRJ , com mestrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
 
Apresenta especial interesse em pesquisas e atendimento à pacientes com malformação cavernosa cerebral, com vários artigos publicados, inclusive estudando familias no Estado do Rio e Janeiro de forma pioneira na década de 2000-2010.
 
Apresentou à comunidade internacional, de forma pioneira, em conjunto com Drs. Emerson Gasparetto e Jorge Marcondes, a técnica de ressonância magnética de Susceptibility-Weighted Imaging ( SWI) em 2008 para melhor estudar os cavernomas cerebrais.
A técnica é hoje adotada como padrão internacional.Atualmente é Co-responsável pelo ambulatório de Cavernomas e pesquisador em malformações vasculares cerebrais no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho.
DRA. FABRICIA LIMA FONTES

DRA. FABRICIA LIMA FONTES

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte com ênfase em Biologia Molecular e Imunogenética. Atualmente é pesquisadora de pós-doutorado no Núcleo de Neurociências da Faculdade de Farmácia da UFRJ.

Desenvolve pesquisas relacionadas aos temas Neurogenética, Neuroimunologia, Biomarcadores e Resposta Terapêutica em Doenças Neurológicas. Tem experiência na área de Bioquímica,Biologia Molecular, Imunologia, Farmacologia, Genética e Neurologia. Adicionalmente tem experiência em modelos animal usando camundongos imunocompetentes e avaliação de comportamento.
DR. GUSTAVO FONTOURA GALVÃO

DR. GUSTAVO FONTOURA GALVÃO

É médico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atualmente é residente do serviço de Neurocirurgia do complexo hospitalar da UFRJ (HUCFF/IPPMG/UFRJ).

Além disso, é Doutorando do programa de pós-graduação em Neurologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) com ênfase em Neurociência Translacional, se dedicando ao estudo de potenciais Biomarcadores genéticos de sangramento e epilepsia em pacientes com Cavernoma Cerebral.

Acompanha a coorte de pacientes com Cavernoma Cerebral do HUCFF/UFRJ há 5 anos dedicando-se à excelência do atendimento e da vanguarda em pesquisa em Cavernoma no Brasil.

Gustavo F. Galvão, MD
Neurocirurgia HUCFF/UFRJ (Residente)
Ambulatório de Angiomas Cavernosos Cerebrais - HUCFF/UFRJ