Projetos de Pesquisa

Projetos de Pesquisa no Brasil

Projetos de pesquisa em andamento

As pesquisas em cavernomas cerebrais tem avançado muito nos últimos dez anos. Esse avanço aconteceu de forma rápida e segura, nas áreas de pesquisa clínica e básica, alcançou metas na busca de tratamentos mais eficazes e menos invasivos como poucas doenças negligenciadas e incomuns alcançaram em pouco tempo. A importância da Angioma Alliance em organizar uma estratégia de colaboração entre pesquisadores das melhores universidades do mundo foi de grande importância para alcançar essas metas.

Abaixo listamos os projetos de pesquisa desenvolvidos pela equipe da Universidade Federal do Rio Janeiro.

A equipe de pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro, acompanha a Coorte de Cavernomas Esporádicos e Familiares, já com 18 anos de existência, apresenta projetos em andamento e projetos em fase de planejamento.

01

Projeto em andamento:

Qualidade de Vida em Portadores de Cavernomas do Sistema Nervoso Central (cérebro e medula). Pesquisador responsável: Dr. Vitor Bicalho;
02

Projeto em andamento:

Fatores de Risco para Sangramento de Cavernomas em Pacientes do Sexo Feminino. Pesquisador responsável: Dr. Flávio Domingues;
03

Planejamento de projeto de pesquisa clínica sobre Biomarcadores Inflamatórios de Epilepsia em Pacientes com Cavernomas Cerebrais.

Pesquisador responsável: Dr. Diego Campolina;
04

Planejamento de Projeto de pesquisa clínica investigando a Patogênese dos Cavernomas em Pacientes submetidos à Radioterapia Craniana.

Pesquisador responsável: Dr. Márcio de Miranda Chaves Christiani.
Image