logo

Convite para Mulheres com Cavernoma

O PRAZO PARA ENVIO DO QUESTIONÁRIO E DO CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO ENCERROU.


EM BREVE TRAREMOS O RESULTADO DA PESQUISA


cavernoma-feminino

Cavernomas cerebrais são malformações vasculares que surgem no cérebro e cuja origem ainda não é conhecida e tentativas de tratamento por medicamentos estão em andamento.

Sabemos, entretanto, por meio de estudos recentes, que o sexo feminino é um fator de risco para o comportamento mais agressivo da doença.

Procuramos estabelecer uma busca mais específica de possíveis condições que podem estar envolvidas nesse comportamento agressivo dos cavernomas, e por meio de um QUESTIONÁRIO dedicado às pacientes do sexo feminino tentaremos verificar dados que poderão ajudar a ver se, e quais dados ajudam nesse levantamento.

Assim convidamos as pacientes que sabem que têm cavernoma cerebral, há pelo menos cinco anos, que respondam ao questionário postado no site www.cavernoma.org.br e possam desta maneira colaborar na busca desses prováveis fatores adicionais associados ao sexo feminino que levam os cavernomas a se comportarem de forma mais agressiva.

O questionário é simples e composto por 40 perguntas que levam menos de 15 minutos para serem respondidas.

Além do questionário há também o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, abreviado como TCLE, onde, após ler a explicação do porque do questionário e concordar em respondê-lo, é preciso escrever nome da paciente e colocar a data.

A participação do maior número de participantes com essa doença é de grande importância para conseguirmos dados que poderão auxiliar no entendimento da doença e do porquê da maior agressividade nas pessoas do sexo feminino.

Esse questionário será, portanto, potencialmente benéfico para o futuro das pesquisas sobre a doença.
 

Após a conclusão do preenchimento do questionário, e preenchimento do nome completo no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido - TCLE, solicitamos que encaminhe os dois documentos para o seguinte endereço virtual O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

   ATENÇÃO:
- Os arquivos não podem ser alterados.
- Responda o questionário no proprio arquivo.
- Escreva seu nome completo, local e data no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido;
- Quando você concluir o preenchimento dos dois arquivos ( Questionário e Termo de Consentimento Livre e Esclarecido) você deverá SALVAR e ENCAMINHAR os arquivos para o seguinte endereço O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Contamos com sua participação no atendimento a este convite, bem como na divulgação desta importante pesquisa.

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIMENTO

QUESTIONÁRIO

Artigos que demonstram o sexo feminino como fator de risco:

 1. Gross BA, Lin N, Du R et al. The natural history of intracranial cavernous malformations. Neurosurg Focus 2011;30(6): E24.

2. Al-Shahi R, Hall JM, Moultrie F et al. Untreated clinical course of cerebral cavernous malformations: a prospective, population-based cohort study. Lancet Neurol 2012;11:217-24.