logo

Conselho Científico

DrAwad Dr. Issam Awad, MD, MSc, FACS é Professor de Neurocirurgia no John Haprer Seeley e diretor de Cirurgia Neurovascular na University of Chigaco. Foi Diretor da Seção Cerebrovascular da Associação Americana de Cirurgiões Neurológicos e do Congresso de Cirurgiões Neurológicos e o 51º Presidente do Congresso de Cirurgiões Neurológicos. Dr. Awad é uma referência na pesquisa sobre Angioma Cavernoso e co-editor do livro Cavernous Malformations. Como Diretor-fundador do Comitê Científico da Angioma Alliance, Dr. Awad contribui com sua experiência e direcionamento para, efetivamente, facilitar e aprimorar estudos e conhecimentos científicos em Malformação Cavernosa Cerebral. Conselheiro Científico -  Associado Pesquisador.
   
RIO 2011 Dr. Jorge Marcondes de Souza é Professor Adjunto de Neurocirurgia e responsável pelo Setor Neurovascular do Serviço de Neurocirurgia da UFRJ, além de Coordenador Adjunto do Programa de Epilepsias do HUCFF/UFRJ, com grande experiência no tratamento e pesquisa em cavernomas do sistema nervoso central. Fez Doutorado em Angiogênese pela UFRJ, sendo Fellow pela Universidade de Chicago e mantém pesquisas em malformação cavernosa desde 1997, onde iniciou acompanhamento sistemático de pacientes e familias portadoras de cavernomas. Apresenta vários artigos científicos dedicados ao assunto e defendeu, em colaboração com Prof. Emerson Gasparetto, a técnica de SWI em ressonância como das melhores para  diagnóstico mais preciso da doença. Conselheiro Científico e Associado Fundador da Aliança Cavernoma Brasil.
   
DraSoniza Dra. Soniza Alves Leon é Professora Associada de Neurologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Pesquisadora CNPq e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Neurologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. É docente Colaboradora do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e, atualmente, Membro do Comitê Ad-Hoc CNPq e FAPERJ. Professora convidada do Serviço de Epilepsias do Hospital Sainte-Anne, da Universidade de Paris V, em 2004 e 2006, e atual coordenadora do  Programa de Epilepsias do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da UFRJ, onde é responsável pelo tratamento dos pacientes com cavernomas portadores de crises convulsivas. Conselheira Cientifica - Associada Fundadora da Aliança Cavernoma Brasil.
   
DrEmerson Dr. Emerson Gasparetto é Professor Adjunto do Departamento de Radiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenador do Setor de Ressonância Magnética do HUCFF-UFRJ e do Laboratório de Processamento de Imagens (LAPI), do Programa de Pós-Graduação em Medicina (Radiologia). Com vasta experiência em neuroradiologia, principalmente, em técnicas avançadas de ressonância magnética (DWI, DTI, MRS, SWI, fMRI). Defendeu, pioneiramente, o uso da técnica de SWI como um dos  padrões-ouro no diagnóstico e detecção de cavernomas do sistema nervoso central e atua em projetos de pesquisa em neuroimagens para malformações cavernosa. Conselheiro Cientifico -  Associado Fundador da Aliança Cavernoma Brasil.
   
Dra.LeilaChimelli Dra Leila Chimelli é neuropatologista, com doutorado em Neuropatologia pela Universidade de Londres (1982-1985) e pós-doutorado na Universidade de Paris (1989). Prof. Titular do Depto de Patologia da UFRJ e Chefe de Departamento até 2011, sendo, atualmente, professora do Programa de Pós-Graduação em Anatomia Patológica. Especialista em Neuropatologia, com importante produção científica e experiência diagnóstica, vascular e patologia dos tumores cerebrais, atuando como consultora diagnóstica para todo o país. Possui numerosos capítulos de livros internacionais e nacionais incluindo os da Classificação dos Tumores da OMS e da Sociedade Internacional de Neuropatologia. Referência de vários periódicos nacionais e internacionais e de projetos de pesquisa do CNPq, Capes, FAPESP, Faperj, orientou e participou de bancas examinadoras de vários alunos de mestrado e doutorado em todo o país e no exterior. Organizou atividades de neuropatologia e ministrou palestras em numerosos congressos nacionais e internacionais e é a Presidente do XVIII Congresso Internacional de Neuropatologia, em 2014, no Rio de Janeiro.  Conselheira Científica -  Associada Pesquisadora.
   
Dr Luis Celso Dr. Luis Celso Hygino possui graduação em MEDICINA pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, especialização em Résidents Etrangers des Hôpitaux de Paris pela Hopital Cochin,  Scholarship em Neuroradiology pela Duke University Medical Center(1999), Fellowship em  Neurorradiologia pela Massachusetts General Hospital - Harvard Medical School e Visiting Fellowship em Neuroradiology pela Vrije Universiteit Amsterdam.